[Tutorial] Poker - Como jogar um torneio

 
1

Alberto Marques

Membro

74 posts

Membro desde Junho 2009

Há cerca de 1 ano atrás

 

Poker - Como jogar um torneio

 

Começo este tutorial com a ideia chave da estratégia para um torneio de poker:

 

O objectivo não deve ser conseguir o maior número de fichas o mais rápido possivel, mas sim sobreviver o mais tempo possivel no torneio!!

 

O que é que isto significa?

Significa que não adianta ganhar muitas mãos no inicio do torneio, e multiplicar a nossa stack, se mais cedo ou mais tarde a nossa sorte vai acabar e consequentemente seremos rapidamente eliminados. A melhor estratégia é aquela que nos permite ir fazendo crescer a nossa stack controladamente à medida que o torneio vai avançando, permitindo-nos permanecer no torneio o mais tempo possivel, à medida que os donk's vão ficando pelo caminho.

 

Como é que se consegue?

O sucesso no poker só se consegue se formos criteriosos nas mãos que jogamos. Nem tudo o que vem à rede é peixe... Assim devemos escolher cuidadosamente as mãos que jogamos, e como e quando as jogamos.

 

As fases de um torneio.

Um torneio pode ser dividido em três fases, e cada fase tem a sua forma de ser jogada.

A fase do jogo em que nos encontramos é função do tamanho das blinds e da nossa stack.

 

Fase 1: Fase Inicial (stack > 24 BigBlinds)

O torneio começa sempre na fase 1, com blids baixas e stacks altas. Nesta fase devemos ser pacientes e esperar pelas melhores mãos. Não devemos correr riscos desnecessários nesta fase.

 

Fase 2: Fase Intermédia ( 14 BB < stack < 24BB )

Passamos à fase 2 quando as blids aumento e começam a ter um peso mais significativo na nossa stack. Nesta fase começamos a ter mais acção, não por jogarmos mais mãos, mas porque devemos adoptar uma atitude mais agressiva e aumentar a sofisticação das nossas jogadas.

 

Fase 3: Fase Final (stack < 14 BB )

Também chamada de Push-or-Fold, esta é fase mais importante e decisiva do torneio e é aqui que realmente o jogo começa. O nosso objectivo deve sempre ser chegar a esta fase. Nesta fase as blids são tão grandes que começam a fazer moça na nossa stack. Aqui só há duas acções possíveis: Push (all in) ou Fold pré-flop.

 

 

 

COMO JOGAR EM PRÉ-FLOP

 

Fase 1: Fase inicial

Como foi dito anteriormente nesta fase jogaremos um reduzido número de mãos.

Quando recebemos a nossa mão e chega a nossa vez de jogar, temos que tomar uma decisão: Call, Raise, Fold. Esta decisão vai depender de três factores: a nossa mão, a nossa posição na mesa e o número de jogadores em jogo. Na tabela seguinte podem ver as mãos que podem ser jogadas nesta fase e como as jogar.

 

tabelafase1.jpg View original

 

 

Fase 2: Fase Intermédia

Nesta fase as mãos a jogar serão em menor número, mas, como foi dito anteriormente, aumentaremos a agressividade do nosso jogo com roubos de blids e roubos de re-raise. Nesta fase seguiremos esta tabela:

 

tabelafase2.jpg View original

 

 

Roubos de Blinds: O roubo de blinds consiste em fazer um raise pré-flop de modo a que os outros jogadores desistam das suas mãos e nós possamos ficar com as blinds. O roubo de blinds só se deve fazer nas posições e finais e na SB, se todos os outros jogadores tiverem abandonado as suas mãos.

 

Re-raise Para Roubo: Se está apenas um jogador em jogo, e este fez raise à vossa frente, então devem fazer "instant all-in". Um re-raise de roubo implica obrigatoriamente ir all-in instantaneamente, de modo a mostrar alguma força na nossa mão.

 

Tanto os roubos de blinds como os re-raise de roubo, devem ter como suporte uma mão suficientemente forte para enfrentar um eventual call.

 

 

Fase 3: Fase Final

Como foi dito anteriormente, esta é a fase mais importante de todo o torneio, e apenas há duas opções de jogada: ou push (all-in), ou fold. Devem fazer utilizar a estratégia push-ou-fold sempre que: têm 13 ou menos BigBlinds, ou se todos os jogadores que disputam esse pote convosco têm 13 ou menos BigBlinds. O leque de mãos com as quais podem fazer push é maior, quanto mais final for a vossa posição. Caso alguém já tenha feito raise ou all-in, o leque de mãos reduz-se significativamente. As mãos que podem ser jogadas nesta fase são descritas por um modelo matemático chamado "Independent Chip Model" (ICM).

 

 

COMO JOGAR EM PÓS-FLOP

 

(BREVEMENTE...)

 

 

AM

 

Adaptado de pokerstrategy.com

Mensagem editada por Alberto Marques em 22 Janeiro 2010, 22h40

 
 
2

helder silva

Colaborador

3422 posts

Membro desde Fevereiro 2009

Há cerca de 1 ano atrás

muito bom...

 
 
3

Tupac

Membro

32 posts

Membro desde Novembro 2009

Há cerca de 1 ano atrás

Tutorial bastante bom sem duvida nenhuma...Eu gosto bastante de torneios de poker.

Num termo geral apenas discordo no fold de QQ ... um call na minha opinião seria mais correcto !

Outra coisa muito importante para quando se joga "na vida real" , analisar os jogadores, e tentar perceber os sinais que nos dizem se ele tem bom jogo ou nao...e se batem certo com as jogadas que o mesmo ta a fazer.

Por exemplo, alguem que aparente ter recebido um mau jogo , tar a fazer raises, e call's , provavelmente estará a fazer bluff, ou vice-versa...

Online nao é tao facil de perceber quando se faz bluff ou nao...por isso que poker prefiro mesmo jogar com as pessoas ao meu lado...

Mas isso sao coisas com o tempo, que se vao aprendendo..e tá-se sempre a aprender no poker !

 
 
4

Alberto Marques

Membro

74 posts

Membro desde Junho 2009

Há cerca de 1 ano atrás

De facto a questão do fold com QQ pode levantar alguma dúvida e alguma discussão. No entanto se poderes reparar, a tabela diz que deves fazer fold com QQ qdo mais do que um jogador faz raise à tua frente. Ou seja, houve um primeiro jogador que fez raise e um segundo que fez re-raise. Esta situação pode indicar que as tuas QQ puderão não ser suficientes. Também devem ter em conta que o objectivo é permanecer no torneio o mais tempo possível, e como tal devemos procurar não nos pôr-mos em situações difíceis de resolver.

Estas tabelas resultam de muita experiencia e de muitas mãos jogadas por profissionais e estão optimizadas para dar lucro no longo prazo.

Como é óbvio devemos sempre adaptar a nossa estratégia aos nossos adversários. É certo e sabido que o sucesso no poker obtém-se, não quando se joga as nossas cartas, mas quando se jogam os adversários.

A good poker player knows what hands to play and when, a great poker player knows when to fold them.

AM

PS: Provavelmente eu não iria foldar as QQ. Mas eu estou longe de ser um "great player".

LOL

 
 
5

MMartins

Administrador

5629 posts

Membro desde Outubro 2008

Há cerca de 1 ano atrás

bom tutorial

Double Betting Team

 
 
6

brunomeco

Membro do mês

1019 posts

Membro desde Janeiro 2009

Há cerca de 1 ano atrás

MUITO BOM!!!

Registo Tips/Picks Ténis: 301 correctas - 101 erradas

 
 
7

Tupac

Membro

32 posts

Membro desde Novembro 2009

Há cerca de 1 ano atrás

Está certo entao... mas os raises por vezes sao um pouco estranhos, principalmente logo no inicio ! Dai achar que isso depende e muito da analise aos jogadores ao nosso lado.. Para poker online, provavelmente será essa a melhor soluçao ! Mas tudo depende do momento... Mas mais uma vez obrigado pelo post ! Bastante util

 
 
8

jmpereira

Administrador

2226 posts

Membro desde Outubro 2008

Há cerca de 1 ano atrás

altamente alberto!

Double Betting Team | Administração Duplaposta.com

 
 
9

fegt09

Colaborador

2520 posts

Membro desde Maio 2009

Há 11 meses atrás

Ainda não tinha dado a minha opinião sobre este tópico mas está sim muito bom

 

cumprimentos